Dicas de cuidados com gatos no inverno

Dicas de cuidados com gatos no inverno

Gatos são animais que dificilmente mostram que estão desconfortáveis com algo. Assim, muitas vezes não sabemos quais são os cuidados com os gatos no inverno, já que eles não demonstram o que precisam.

Mas não se engane: é preciso sim ter atenção extra na época mais fria do ano, para que o bem estar e saúde do felino não sofram. Os gatinhos, por exemplo, não tem uma pelagem tão densa quanto os cachorros.

Esse e outros aspectos serão abordados neste artigo. Acompanhe e boa leitura!

Será que os gatos sentem mesmo frio?

A resposta é sim, gatos sentem frio. Experts em felinos defendem que o gato doméstico tenha se originado de desertos e regiões áridas. Assim, eles estão mais habituados a temperaturas mais elevadas. Dessa forma, cabe ao tutor notar se seu bichano está sofrendo com as temperaturas baixas e tomar as medidas necessárias para evitar maiores problemas.

Dicas de cuidados com gatos no inverno

1. Atenção extra com os filhotes e idosos

Em estações mais geladas, a atenção com gatos filhotes e idosos precisam ser redobrados. Os gatos, quando envelhecem, começam a apresentar problemas de saúde, em especial artrose.

Assim, mantenha o felino aquecido e facilite o acesso à sua caminha e à caixinha sanitária. Se ele dormir com você, coloque algo para ajudá-lo a subir na cama, como caixote ou escada. Já os filhotes precisam de atenção para evitar hipotermia. Assim, confira com o veterinário se ele precisará de uma dieta mais calórica.

2. Identifique se o bichano está com frio

Gatos têm uma temperatura corporal mais alta do que a nossa (entre 38ºC e 39ºC) e preferem ficar em contato com superfícies mais quentes – por isso eles gostam de se aproximar de computadores e outros eletrodomésticos.

Para saber se o felino está com frio, basta tocá-lo. Em épocas mais geladas, as pontas das orelhas e patas ficam mais frias que o normal, assim como o focinho. Veja também como está o comportamento dele: quando está com frio, o bichano fica mais encolhido, procura abrigos e fica mais quieto.

3. Crie abrigos seguros para ele se esquentar

O felino precisa ter locais próprios para descansar, como almofadas, caminhas, edredons e tocas. Na estação mais fria do ano, vale apostar na criação de outros refúgios, e não precisa gastar nada a mais para isso.

Por exemplo, as bolsas e caixas para transporte podem ser transformadas em tocas, bastando deixá-las no chão com a porta aberta e uma almofada dentro. Também é possível pegar uma caixa adequada ao tamanho dele e colocar um pano quentinho dentro. Além disso, deixe cobertores e mantas em cima do sofá, pois se ele sentir frio poderá se aconchegar ali. Lembre-se de deixar janelas e portas fechadas para barrar o vento.

4. Evite acidentes em lugares perigosos

No inverno, os gatos acabam buscando lugares diferentes para se esquentar, como perto de fogões. Por isso, depois de usar o fogão, feche a tampa para evitar que ele se queime. Observe também os lugares em que estão os eletroeletrônicos, que podem dar choque nos felinos. Outro lugar que costuma ser um risco para os bichanos são os motores de automóvel. Antes de ligar o carro, buzine para afugentar os felinos.

5. Não dê banhos quando estiver muito frio

Não há por que dar banho no gato quando está muito frio. Para manter a higiene dele, prefira lenços umedecidos ou xampu a seco. Os lenços tiram a sujeira e deixam o pelo hidratado e perfumado. Já os xampus higienizam a pelagem, mas é necessário escová-la para tirar os resíduos depois.

6. Mantenha-o dentro de casa

Local de gato é dentro de casa, em especial no frio. Se você ainda não o cria dentro de casa, repense isso. Bichanos que não acessam a rua vivem mais e tem bem menos chance de pegar doenças graves e parasitas. Além disso, é a garantia de que eles não passarão frio por aí.

7. Cuide para que ele não pegue doenças

Felinos estão mais propensos a algumas doenças no inverno. São elas:

  • asma e bronquite: ocorre quando há a redução do lúmen nos brônquios dos bichanos. Pode ser evitada ao proteger o animal do frio extremo
  • rinotraqueíte: doença viral que aproveita a baixa imunidade. Os sintomas são espirros, secreção nasal e ocular e tosse. Pode ser prevenida com a aplicação periódica de vacinas

8. Invista em uma roupinha quentinha

Uma roupa quente é uma boa forma de evitar o frio e deixar seu gato mais aquecido. Existem muitas opções para escolher, mas alguns dos modelos mais confortáveis e quentinhos são os de tricô. Além de ficar aquecido, seu felino ficará super estiloso.

Apenas cuide para que a roupa não incomode o animal e não dificulte seus movimentos. Não se esqueça também que os bichanos podem ser resistentes a acessórios no começo. Assim, alie o uso da roupinha a reforços positivos, como carinho e petiscos. E não insista muito se ele realmente não gostar.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender por que os arranhadores para gatos são um ótimo brinquedo para seu bichano. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-02-VIAGEM-1024x198.png

Saiba Mais

👉 Arranhadores para gatos: o que você precisa saber
👉Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram

Compartilhar:

Deixe uma resposta