Banho no cachorro durante o inverno: tipos e cuidados necessários

O friozinho já chegou em diversas regiões do Brasil, anunciando que o inverno promete ser gelado em algumas cidades. E assim como o calor exige cuidados a mais com nossos cãezinhos, dias de frio também requerem atenção para garantir a saúde e o bem-estar dos pets. 

Pensando nisso, neste post separamos dicas e cuidados sobre banho no cachorro durante o inverno. Acompanhe!

Banho no cachorro durante o inverno: o que devo saber?

Um dos principais cuidados com os cachorros no inverno diz respeito à frequência dos banhos. Ao contrário de nós, nossos animais de estimação, de maneira geral, não precisam de uma rotina tão assídua. E isso não tem a ver com descuido ou falta de higiene, mas sim com a biologia dos bichinhos.

Assim como outros animais, os cachorros têm em seus pêlos algumas bactérias que são benéficas para a sua saúde, sobretudo para o bom funcionamento do seu sistema imunológico. Assim, quando o cãozinho toma banho com muita frequência, aumentam as chances de ele desenvolver problemas de pele ou de mau cheiro, por exemplo.

Via de regra, no verão, o banho pode ser feito a cada 15 dias, sendo que os cachorros de pelo curto podem esperar um pouco mais que os pets de pelo longo. Já no inverno, a higiene pode ser feita a cada 30 dias, especialmente em lugares em que as temperaturas costumam cair bastante.

Leia mais: Dicas para proteger seu pet do inverno

Tipos de banho no cachorro durante o inverno

Podemos limpar nossos cães de diversas formas. Algumas são:

Pet shop

Por praticidade, muitas pessoas preferem levar seus animais de estimação para tomar banho no pet shop. Afinal, dependendo do bichinho, sabemos quão difícil e trabalhoso pode ser segurá-lo e secá-lo adequadamente. Além disso, nesses ambientes o pet receberá todos os cuidados que merece.

A desvantagem do banho feito por profissionais, porém, é que, dependendo da frequência, o custo pode ser alto, sobretudo se forem animais de pelo longo.

Banho em casa

A alternativa, então, é o banho em casa. Além de ser uma alternativa mais em conta (basta um xampu específico), essa é uma boa oportunidade para passar um tempo gostoso com o cãozinho. Tenha bastante cuidado para que a água não escorra pelas orelhinhas do animal e para que não caia sabão nos olhos, nariz, boca e também nas genitais.

No inverno, o ideal é que o banho seja menos longo e com água morna. Para evitar qualquer problema, também é importante que o cachorro seja seco imediatamente. Uma dica é usar o secador de cabelo, porém muitos bichinhos têm medo do aparelho e, por isso, é importante acostumá-los.

Ao utilizar o secador no seu pet, não utilize ar muito quente e não aproxime muito do pelo do animal. Mantenha uma boa distância e massageie o pelo para certificar-se de que ele está ficando bem sequinho.

Banho a seco

Como o nome sugere, esse tipo de banho não envolve água. Nesse caso, são utilizados produtos como xampus específicos para lavagem a seco, geralmente na forma de spray.

O uso é bem simples: basta borrifar o produto no pelo do animal e esfregar até que seja absorvido. Em seguida, é necessário escová-lo para remover as impurezas e os resíduos de xampu.

Importante ressaltar que alguns animaizinhos podem ter alergia a algumas substâncias do xampu a seco. E os mesmos alertas valem aqui: cuidados com os olhos, nariz, boca e genitais dos pets.

Banho de filhote

Outra alternativa para banho no cachorro durante o inverno é o banho de filhote, em que não molhamos o animal. Para essa forma de higienização, basta utilizar um pano ou toalha umedecidos em uma solução neutra. Basta passar o paninho bem rente à pele do cachorro e secá-lo em seguida.

Leia mais: Como medir seu pet: dicas para não errar mais ao escolher uma roupinha

Cuidados para os dias de frio

Como vimos, além da frequência, o banho no cachorro durante o inverno não deve ser demorado e deve-se evitar temperaturas muito altas, seja da água ou no ar do secador. Os xampus  utilizados devem ser específicos para cachorros, uma vez que os cosméticos normais podem fazer mal para os pets, por conta do uso de substâncias não indicadas para esse fim.

Outro cuidado importante é escolher as horas mais quentes do dia para dar banho no cachorro durante o inverno. Ou seja, nada de limpá-lo no começo da manhã ou após o pôr do sol. A melhor alternativa, nesse caso, é entre 11h e 15h, geralmente os horários de temperatura mais amena no inverno.

Nessa mesma linha, é fundamental evitar os banhos em dias chuvosos ou em que as temperaturas estão muito baixas. No primeiro caso, o animal vai demorar mais tempo para ficar seco, o que pode contribuir para problemas de pele e mau cheiro. Já dias muito frios podem fazer com que ele adoeça.

A secagem é outro momento crítico da rotina de higienização. Assim que o banho terminar e o animal for enxaguado, é preciso envolvê-lo imediatamente com uma toalha e retirar o excesso de água. Em seguida, como comentamos, utilizamos o secador para garantir que ele saia bem sequinho.

Por fim, outra dica para o inverno é evitar as tosas. Isso porque os pelos funcionam como isolante térmico, ajudando a conservar o calor corporal e proteger os bichinhos nos dias mais frios.

Leia mais: 10 dicas importantes sobre como correr com seu cachorro

O banho no cachorro tem que ser um momento relaxante e de conexão entre o dono e seu bichinho. Por isso, tenha paciência e calma na hora do banho e certifique-se de que seu pet esteja confortável. Afinal, não é para ser uma experiência traumatizante, o que pode dificultar futuras higienizações.

Esperamos que este post tenha ajudado você com essas dicas sobre tipos e cuidados necessários para o banho do cachorro durante o inverno.

E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

Saiba Mais

👉 Fantasias de Carnaval para Pets: modelos para seu bichinho arrasar
👉Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

1 Comentário

  1. Adorei as dicas! muito Boas!

Deixe uma resposta