Meu cachorro late para outros cachorros no passeio: e agora?

Poucas situações são mais constrangedores para um tutor do que quando seu cachorro não para de latir para outros animais ao sair para passear. Embora latir seja natural e possa acontecer por inúmeros motivos, é importante que o dono consiga manter seu cãozinho sob controle.

Neste post, vamos entender por que os cachorros latem para outros e como evitar que isso aconteça – ou ao menos fazê-lo parar. Acompanhe!

Por que o cachorro late para outros cães?

Cachorros podem latir por ansiedade, por medo, por vontade de atacar ou, simplesmente, para chamar a atenção. Quando um cão late para o outro no passeio, na maioria das vezes isso está relacionado a um comportamento ansioso. Eles são curiosos e gostam de cheirar e conhecer outros animais. Ou seja, muitas vezes tudo o que os cachorros querem é chegar perto uns dos outros.

No entanto, nem sempre esse é o caso. É preciso ficar atento aos sinais que o cão passa. Rosnar, mostrar os dentes e ficar ouriçado são comportamentos que podem indicar medo ou ofensividade. Nessa situação, é importante afastá-lo dos outros bichos e dar um pouco de espaço.

Importante destacar que a postura dos tutores pode influenciar bastante na forma como o cachorro se comporta. Evitar que os cães cheirem os outros ou parem para deixar seu cheiro em algum lugar pode deixá-los ansiosos. O mesmo acontece quando o tutor tensiona a guia, grita e bate no animal.

O que fazer para o cachorro parar de latir para outros no passeio?

Algumas medidas que você pode tomar para treinar seu cão são:

Acalmá-lo

Como comentamos, na maioria dos casos o cachorro late por ansiedade e agitação. Por isso, é importante mantê-lo calmo, o que deve começar antes mesmo do passeio. Afinal, muitos animais ficam afoitos na hora de colocar a guia para passear.

O recomendado é evitar sair de casa nesses momentos e só fazer isso quando o bichinho estiver mais tranquilo. Assim que ele sossegar, faça carinho, elogie-o e dê petiscos para premiar o comportamento positivo.

Use distrações

Se o seu cachorro late muito para os outros durante o passeio, outra dica é distraí-lo. Leve brinquedos e petiscos e busque tirar a atenção dele dos outros animais. Convide-o para brincadeira, correndo e chamando-o até você.

Simplesmente mudar o rumo e afastá-lo do motivo dos latidos também pode funcionar. Escolha um local menos cheio ou simplesmente dê meia volta para tirar sua atenção e mostrar que os latidos não serão tolerados.

Escolha a guia correta

A guia também pode fazer a diferença para que o cachorro pare de latir. Isso porque ela é um acessório fundamental para o treinamento. Sempre que o animal latir, dê um leve puxão na guia e repreenda-o.

Lembre-se: evite se exaltar e usar força excessiva, pois isso pode deixar o cão ainda mais estressado e até mesmo machucá-lo. Um simples puxão seguido de um “não!” dito com firmeza devem bastar.

Acostume-o com outros cães

A socialização é um fator importantíssimo não só para que o cachorro pare de latir, mas também para questões de ansiedade e outros problemas. O ideal é aproximá-lo gradualmente de outros cãezinhos, sempre com supervisão.

Deixe que se cheirem e se aproximem. Veja como seu peludo se comporta. Em caso de alerta, use as dicas do tópico anterior. À medida que ele se acostuma com os novos amigos, a experiência pode se tornar mais relaxada e eles podem até mesmo ficar soltos.

Repita

O treinamento, para fazer o cachorro parar de latir para os outros, é diário. Repita todos os passos antes de cada passeio: só coloque a guia quando ele estiver calmo, use distrações e reforços positivos, e familiarize-o com outros animais. Com o tempo, os passeios vão se tornar mais tranquilos e menos estressantes, tanto para você quanto para o seu pet.

-Esperamos que tenha ajudado você a saber o que fazer quando seu cachorro latir para outros cachorros no passeio. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossa linha de acessórios para passeio!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta