Arranhadores para Gatos - Bichinho Virtual

Arranhadores para gatos: o que você precisa saber

Quem tem gato provavelmente já teve um móvel ou objeto arranhado pelo seu bichinho. E, infelizmente, não há muito que se possa fazer para evitar que os animais ajam assim. Afinal, é instintivo: os gatos fazem isso para afiarem suas unhas.

Assim, para não ter sua casa estraçalhada pelos bichanos, é importante dar aos seus amiguinhos arranhadores para gatos. Contudo, antes de encontrar a melhor alternativa, é preciso entender como o gato vai aprender a usar o arranhador, quais os materiais certos para o acessório e quais tipos existem.

Então, acompanhe e boa leitura!

Afinal, por que os gatos gostam de arranhar?

Como dissemos, o arranhar do gato é instintivo, mas você sabe por que ele faz isso? Vejamos:

  • Afiar as unhas: as unhas dos gatos lascam frequentemente, então eles arranham as garras para eliminar as partes quebradas e desgastadas, para que elas fiquem novinhas;
  • Alongar o corpo: quando arranha, o bichano se estica todo, alongando seus músculos e se livrando das tensões;
  • Marcar território: mesmo quando não há outros gatos na mesma casa, o felino acaba seguindo seguindo seu instinto e arranha os objetos, deixando sua marca e também seu cheiro por meio dos feromônios liberados por glândulas das membranas interdigitais. 

Por tudo isso, não se deve castigar ou repreender o animal quando ele arranha; o melhor a fazer é dar a ele um arranhador para que ele possa expressar essa necessidade.

Como ensinar um gato a usar o arranhador?

Sim, apesar do ato de arranhar fazer parte do instinto dos gatinhos, você precisará ensiná-lo a usar o objetivo. É preciso colocá-lo em um local em que o felino o veja e se sinta atraído por ele.

Assim, ele vai começar a compreender que está ok arranhar esse objeto em vez dos outros, e passará a se interessar mais pelo brinquedo novo. Portanto, deixe o arranhador sempre em lugares visíveis, principalmente aqueles que seu gato gosta de frequentar e onde costuma arranhar outros objetos.

Evite locais em que ele não consiga ver direito. É importante que o arranhador fique bem firme, para evitar que o bichinho se assuste com qualquer balançada, e também que seja resistente para aguentar as unhadas e não quebrar.

Se ainda houver alguma resistência por parte dele, use alguns truques, como deixar seu cheiro no acessório, esfregando um cobertor ou roupa, ou você pode até mostrar para ele como usar, arranhando você mesmo.

Outra dica é usar a estratégia do reforço positivo, dando um petisco para gato quando ele usa o arranhador. Também é possível atrair o felino para o arranhador usando, por exemplo, catnip (erva de gato).

Como escolher o arranhador certo?

Escolha o material certo

Gatos não gostam muito de arranhar materiais que prendem em suas garras e eles acabam puxando, como um tapete. Eles preferem arranhar uma superfície mais áspera ou macia e que facilite o movimento para o bichano marcar seu território. Entre alguns materiais indicados estão o papelão ondulado e o tecido de sisal.

Escolha o tamanho correto

Gatos gostam de se esfregar em várias posições: eles se esticam para arranhar alto e também se agacham para arranhar áreas escondidas. Assim, escolha arranhadores com múltiplas superfícies de arranhar em diferentes planos e que seja alto o suficiente para que o gato possa esticar o corpo todo.

Qual tipo de arranhador escolher?

Antes de comprar o acessório, é necessário identificar qual tipo de superfície seu prefere arranhar. Veja se ele prefere superfícies horizontais ou verticais, texturas ásperas, enrugadas ou lisas.

Depois disso, você pode partir para o modelo. Listamos os mais comuns a seguir:

Arranhadores tipo árvore ou torre: são aqueles que possuem uma casinha. Têm diversos mastros para o gato arranhar, e também áreas de descanso para o bichinho dormir e repor suas energias tranquilamente.

Arranhadores tipo tapete: são os mais simples, ideais para gatos bebês ou para os animais que gostam de arranhar na horizontal. Também são indicados para levar em viagens, por serem fáceis de transportar e não ocuparem muito espaço.

Arranhadores verticais: são os mais populares e a principal referência quando se fala em arranhadores para gatos. Em geral, são um pequeno mastro envolto em corda, que pode ser complementado com outros acessórios, como bolinhas amarradas por uma corda presa no topo do arranhador.

Confira esses e outros modelos de arranhadores em nosso site.

Quais são as vantagens dos arranhadores para gatos?

Se você ainda não se convenceu de comprar arranhadores para gatos, veja algumas das vantagens de investir no objeto:

  • Contribui para o bem estar do bichano: como é da natureza dos gatos arranhar, ter um local feito para isso vai proporcionar mais conforto e bem estar para seu gato. Além disso, os arranhadores podem ser um momento de diversão para seu gatinho;
  • Evita que os felinos estraguem os móveis: caso o gato goste do brinquedo, ele provavelmente trocará os seus móveis pelo arranhador novo e todo mundo sairá ganhando.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender por que os arranhadores para gatos são um ótimo brinquedo para seu bichano. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Saiba Mais

👉 Fantasias de Carnaval para Pets: modelos para seu bichinho arrasar
👉Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram

Compartilhar:

Deixe uma resposta