Tudo o que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro

Socializar um filhote de cachorro não é só uma forma alegre de colocar seu melhor amigo em contato com o mundo. Esse processo também é essencial para ajudar seu filhote a ter uma série de experiências positivas no mundo, assegurando que ele tenha o apoio comportamental para se adaptar às situações que ocorrerem ao redor dele.

Um filhote que passa por um bom processo de socialização cresce mais confiante e feliz, conseguindo se adaptar a diferentes ambientes com muito mais facilidade. Além de ensinar coisas básicas, como o lugar certo para fazer cocô e xixi, socializar pode ser a coisa mais importante que você fará pelo seu cãozinho.

Assim, neste artigo vamos elencar alguns pontos fundamentais que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro. Acompanhe e boa leitura!

Tudo o que você precisa saber para socializar um filhote de cachorro

1. O filhote cresce rapidamente

Antes de tudo, é imprescindível que você tenha em mente que seu animal aprende desde cedo a lidar com seus instintos, a moldar seu temperamento e a compreender mais facilmente o que lhe é mostrado. Antes mesmo de fazer um ano, ele já será adulto, então a socialização não pode demorar muito tempo.

Assim, mesmo que seu cão seja novo e ainda não possa sair de casa, é possível fazer com que ele se acostume com certas regras e estimulá-lo a explorar seus sentidos. Dessa forma, o animal ficará menos apreensivo e ansioso para lidar com situações estressantes, como tomar alguma medicação ou ir ao veterinário, e assim se sentirá mais confiante para explorar o mundo.

2. Coloque-o em contato com outros animais desde cedo

Você tem amigos que possuam cachorro? Se sim, pode ser uma boa ideia passear com eles, pedindo que levem seu animal. É importante que ambos os cães se sintam confortáveis com as brincadeiras, e que não haja risco de um machucar o outro.

Afinal, muitas vezes o comportamento do seu filhote pode ser agressivo e inadequado; então, o cachorro do seu amigo precisa ser paciente e tolerante. Assim, se seu animal sair da linha, o outro pode reagir corrigindo-o de modo equilibrado.

Também é interessante apresentar seu cãozinho a outros tipos de animais, como gatos, hamster, aves, animais grandes, pequenos, diferentes, entre outros. Assim, eles se acostumarão desde cedo e não ficarão com medo ou agressivos quando virem outro animalzinho diferente.

Novamente, certifique-se que ambos sejam dóceis o suficiente para não reagirem de maneira agressiva. Se estiver tudo certo, deixe que eles se cheirem e interajam.

3. Antes de tudo, as vacinas

É importante que, antes da socialização, seu cachorro esteja adequadamente vacinado. Infelizmente, o período em que ele ainda não pode socializar é justamente uma época muito importante do seu desenvolvimento, e que ele está mais aberto a novas experiências.

Por isso, assim que estiver vacinado, é importante tentar colocar seu filhote em situações de socialização antes da 7a e 8a semanas de idade. Lembre-se de que ele deve ser colocado em socialização apenas depois de 7 dias depois da última vacina polivalente e da vacina de raiva. Lembre-se também do vermífugo e do antipulgas, para que seu pet fique protegido e saudável.

A Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA) afirma que aspectos comportamentais são a maior causa de abandono de cães em abrigos, e causa a morte de cachorros com menos de 3 anos de idade.

4. Se puder, invista em aulas

Aulas de socialização são dadas em centros e escolas de adestramento, e podem ser um ótimo modo de começar o processo. Busque treinamentos dados por profissionais experientes e em um ambiente limpo e seguro para seu animal.

Confira também o tamanho da turma e o “currículo” da entidade antes de inscrever seu cachorro. Turmas com muitos cães ou que investem muito em brincadeiras e pouco em aprendizado podem prejudicar mais do que gerar benefícios.

Treinos equilibrados abrem espaço para brincadeiras importantes para os filhotes para melhorar a comunicação canina, mas também oferecem aulas de boas maneiras, bem como entrevistas com os tutores. Outra alternativa são os adestradores, que podem ir até sua casa ensinar seu cãozinho.

5. Coloque o filhote em contato com experiências diversas

Dê a seu filhote a oportunidade de entrar em contato com o maior número de experiências possíveis, prestando sempre atenção para não colocar a saúde do animal em perigo, e garantindo que as experiências estão sendo benéficas para ele.

Alguns exemplos: aprender uma brincadeira ou truque, compreender o que pode e não pode roer (ossos sintéticos vs. sapatos, por exemplo), estar na companhia de outros animais “amigos”, conhecer e explorar diversos locais e sons, ficar livre para passear ou aprender a passear com você.

Tudo isso ajuda seu pet a crescer de um jeito saudável e auxilia na redução de chances de que seu peludo seja um adulto agressivo, medroso ou com problemas de comportamento e temperamento.

É claro que nenhuma experiência deve ser imposta, e é necessário respeitar os desejos e limites do cachorro. Por exemplo, se ele ficar muito incomodado com outro animal, não insista na proximidade: tire seu cão do lugar e tente de novo em outra ocasião, sempre de forma sutil e atenta ao comportamento do pet.

6. Crie um plano para socializar seu filhote de cachorro

É indispensável que a socialização do seu filhote venha acompanhada de um plano. Afinal, você precisa apresentar seu animal às novas experiências de maneira que ele crie mais confiança e não fique traumatizado.

A socialização deve ser feita evitando a abstinência, medo e superestimulação. Forçar os cachorros a sair de sua zona de conforto em nome da socialização não é a mesma coisa que possibilitar que tenham novas experiências.

Por exemplo, simplesmente soltá-lo no meio de um momento de socialização com vários cachorros pode assustá-lo e deixá-lo ainda mais relutante em participar de futuras socializações, principalmente se ele tiver uma experiência ruim.

Assim, é importante que você sempre se prepare para intervir caso perceba que o filhote está sobrecarregado. Isso também o ajudará a perceber que pode confiar em você e que você pode mantê-lo seguro.

Esperamos que este post tenha ajudado você com essas dicas para socializar um filhote de cachorro. Se você quiser saber ainda mais sobre o assunto, clique aqui e confira o nosso ebook completo com um checklist de tudo o que você precisa ter para receber um novo cachorrinho ai na sua casa

E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

Saiba Mais

👉 Fantasias de Carnaval para Pets: modelos para seu bichinho arrasar
👉Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Foto: Dog photo created by master1305/ Freepik.com

Compartilhar:

Deixe uma resposta