Saiba por que gatos gostam de se esconder

Quem convive com gatos sabe que eles gostam de entrar nos cantinhos mais escondidos, inclusive “sumir” de vez em quando. Embora muitas vezes eles façam isso por diversão ou apenas para ficarem tranquilos em um cantinho só deles, existem situações incômodas ou estressantes que podem levá-los a se esconder.

Neste post, vamos entender por que os gatos se escondem e o que você pode fazer nesses casos. Acompanhe!

Afinal, por que os gatos gostam de se esconder?

Apesar de terem sido domesticados há mais de 4 mil anos, os gatos ainda mantêm hábitos e instintos de quando eram animais selvagens. É o que explica comportamentos como enterrar as próprias fezes, gostarem de lugares altos e, também, o fato de se esconderem com frequência.

Esses hábitos se devem ao fato de que, na natureza, esses felinos não eram apenas os predadores, como também as presas. Por isso, os gatos fazem de tudo para esconder seus rastros (por isso enterram as fezes) e manter-se a par de tudo o que acontece ao seu redor (por isso gostam de lugares altos e escondidos).

Tudo isso faz com que os gatinhos sejam instintivamente desconfiados e mais facilmente assustados. Quando eles se sentem ameaçados de alguma forma, é comum que eles fujam para lugares em que se sintam mais seguros. Eles também fazem isso para poder descansar sem nenhum risco.

É claro que isso apenas explica de onde vem esse comportamento. Porém, hoje em dia, domesticados e vivendo em casa, existem fatores mais fáceis de serem identificados. São eles:

Estresse

Muitas vezes, gato escondido é sinônimo de estresse, inclusive por medo ou doença. Por isso, se o felino costuma ser sociável e receptivo, é importante ficar atento se ele começar a se esconder com muita frequência.

Desconhecidos

Gatos são metódicos e não muito afeitos a novidades. Por isso, é tão comum vermos felinos se escondendo assim que alguém toca a campainha ou abre a porta. Essa é uma reação comum e eles podem demorar a se acostumar com pessoas novas.

Quando isso acontecer, é importante respeitar o espaço do gato e nunca forçá-lo a sair. Eles devem se sentir seguros para conhecerem o visitante.

Novidades

Não são apenas pessoas novas que podem fazer o gato se esconder. Mudanças na casa também podem incomodá-los a esse ponto. Vale lembrar que eles têm uma audição muito apurada, então situações como utilizar utensílios domésticos ou algum barulho nas redondezas já podem fazer com que os felinos corram para um lugar seguro.

E se eles podem demorar para se adaptar com visitantes, o mesmo pode acontecer com bebês ou um novo cônjuge, por exemplo.

Novidades na casa, como mudanças ou troca de móveis também podem deixá-los desconfiados. Afinal, eles não reconhecem boa parte do ambiente e precisam novamente deixar seu cheiro e se sentirem seguros.

Por fim, a presença de novos animais, seja outro gato ou um cachorro, pode fazer com que eles se escondam. Novamente, é importante não forçá-los. A curiosidade natural deles vai fazer o trabalho de quebrar o gelo e superar a desconfiança.

Traumas

Principalmente com gatinhos adotados, é preciso entender que eles podem carregar algum trauma do passado. Às vezes, o medo é despertado por um detalhe imperceptível para nós, como um barulho ou algum movimento de alguma pessoa.

O que fazer quando o gato se esconde?

A medida mais importante já foi abordada: nunca forçar o gato para fora do seu esconderijo e respeitar seu tempo. O mais importante, na verdade, é observar o comportamento e a linguagem corporal do gato.

Muitas vezes vamos encontrar os gatinhos escondidos, mas totalmente relaxados, com um olhar normal. Isso significa que eles apenas foram para um cantinho mais quieto, em busca de tranquilidade.

No entanto, se eles estiverem em alerta e com olhares assustados, isso é um forte indicativo de que há algum elemento de estresse no ambiente. Algum barulho, pessoa ou objeto, por exemplo.

Além disso, como vimos, se o bichinho costuma socializar sem problemas e passa a se esconder, isso pode indicar algum problema e é preciso observá-lo com mais atenção.

Caso seja necessário tirar o bichinho do esconderijo, é possível atraí-lo com petiscos ou com a ração e esperar que ele venha por conta própria. Sempre que ele sair do local, ofereça um mimo. Isso é importante para que ele se sinta mais seguro e para premiar o comportamento positivo.

Esperamos que tenha ajudado você a entender por que os gatos gostam de se esconder. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossa linha de produtos!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta