Não tem jeito: quem tem gato ou cachorro em casa sabe que, uma hora ou outra, os olhares pidões vão acompanhar alguma refeição do dia. Diante da fofura e da insistência, muita gente acaba cedendo e compartilhando um pouco de comida humana para o seu pet.

Por que não dar comida humana para seu pet

Não tem jeito: quem tem gato ou cachorro em casa sabe que, uma hora ou outra, os olhares pidões vão acompanhar alguma refeição do dia. Diante da fofura e da insistência, muita gente acaba cedendo e compartilhando um pouco de comida humana para o seu pet.

Porém, por mais que pareça um mimo inofensivo, é preciso ter muito cuidado com o que você dá para o seu animal de estimação, pois alguns alimentos podem causar problemas de saúde e comprometer o bem-estar do bichinho.

Neste post, reunimos os principais motivos de por que não dar comida humana para seu pet. Acompanhe!

4 Motivos para não dar comida humana para o seu pet: 

1- Alguns alimentos podem ser tóxicos

O primeiro ponto que temos que entender é que cães e gatos evoluíram de forma diferente dos seres humanos. Ao longo dos séculos, nosso trato intestinal se tornou apto a digerir os mais diversos alimentos e não temos muitos problemas com as substâncias e a digestão da maioria deles.

Mas o mesmo não se aplica aos pets. No caso dos cães e gatos, comidas como cebola, alho, laticínios, carnes e ovos crus, açúcar e doces, álcool, produtos com fermento, ossos e algumas frutas (como a uva e abacate) estão na lista de alimentos que podem ser tóxicos para eles.

2- Os pets podem ter problemas com o peso

As melhores rações do mercado, feitas por marcas confiáveis, possuem um equilíbrio perfeito entre todos os nutrientes que os animais devem consumir ao longo do dia, e isso considera também a quantidade de calorias e gorduras.

Quando damos comida humana para os pets, podemos desregular a dieta dos bichinhos, o que pode fazê-los atingir o sobrepeso e até mesmo a obesidade com facilidade.

Isso acontece justamente porque é muito difícil calcular e controlar o que eles estão comendo, fazendo com que o tutor perca o controle no que seu animal de estimação está consumindo. Além do peso, problemas como diabetes e doenças cardíacas e nas articulações podem acometê-los.

Além de uma ração de qualidade, existem acessórios que ajudam a tornar o pet mais ativo e combater a obesidade, mesmo na hora da alimentação. É o caso dos brinquedos interativos, que o animal tem que “se virar” para liberar a ração, que sai aos poucos, evitando também que ele coma muito rápido.

3- A ração torna-se menos apetitosa

O fato de nossos pets não poderem comer nossa comida só os torna mais curiosos. Com a variedade de sabores, os animais tendem a ficar maravilhados com os nossos alimentos.

Além dos problemas que citamos, a grande questão é que isso pode levá-los a rejeitar sua própria ração. E adaptá-los pode ser uma verdadeira dor de cabeça, incluindo visitas ao veterinários e a migração para rações diferentes (e muitas vezes mais caras).

Para complementar a ração do seu pet, a melhor saída são os petiscos, que trazem algo de novo para a alimentação do animal. Eles podem ser utilizados, inclusive, como reforço positivo, sendo um mimo ao bichinho quando ele se comporta bem.

4- Eles podem desenvolver problemas gastrointestinais

Os perigos de dar comida humana para os pets se somam ao risco do surgimento de problemas gastrointestinais. Como comentamos, o organismo de cães e gatos não está acostumado a ingerir coisas diferentes a todo instante, como digerir leite de vaca e o glúten dos nossos produtos.

Como comem basicamente a mesma coisa todos os dias, beliscadas constantes na comida que seus tutores consomem podem irritar o trato digestivo, levando a vômitos, diarreias e inflamações, como gastrite e pancreatite.

Importante notar que, junto aos problemas gastrointestinais, a alimentação indevida pode ocasionar problemas na boca do animal, com a formação de tártaro e placa bacteriana. Além do mau hálito, esses quadros podem levar a condições mais graves de saúde, caso as bactérias adentrem a corrente sanguínea.

Para evitar esses problemas, juntamente com a ração, é possível apostar em snacks e petiscos para limpeza bucal. Esses produtos ajudam na saúde dental dos animais, mantendo o controle do tártaro, além de manter o hálito do pet sempre fresco.

Os sachês (ração úmida) também podem ser utilizados, especialmente para os gatos, que precisam de mais cuidados com a alimentação.

Comida natural para os pets

Vemos por aí muitas receitas de alimentação natural para animais de estimação, sobretudo cachorros. De fato, é possível alimentá-los com ingredientes comuns à nossa dieta, mas é preciso muito cuidado e a orientação de um especialista.

Como vimos, as rações são nutricionalmente equilibradas, e é preciso buscar esse mesmo balanceamento entre carboidratos, gorduras e proteínas (animais e vegetais) nas receitas caseiras. Além disso, é preciso evitar quaisquer alimentos que possam fazer mal para eles.

Quando bem-feita, a alimentação natural pode trazer benefícios interessantes para os pets. Mas novamente: só adote essa dieta com a devida orientação de um médico veterinário ou nutricionista animal. Na dúvida, o melhor é sempre apostar em uma boa ração!

Para o passeio

E quando for sair de casa, alguns acessórios podem facilitar a sua vida e a do seu pet. Um exemplo são as garrafas portáteis, que ajudam a ter água disponível sempre que seu bichinho precisar.

Outra boa pedida são as lancheiras. Elas permitem levar a comida e água para o passeio e já servem como comedouro/bebedouro. Assim, os animais podem ser alimentados a qualquer instante.

Esperamos que tenha ajudado você a entender por que não dar comida humana para o seu pet. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossa linha de produtos de alimentação!

SAIBA MAIS

 🎄 Fantasias de natal para Pet

🐈 Como medir seu pet? Dicas para não errar no tamanho

😽 Aprenda como escovar os dentes do seu cachorro sem estresse

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta