O que os cachorros enxergam quando assistem televisão

Quem nunca se deparou com a cena de um cachorrinho olhando concentradamente para a tela da TV? O que será que chama tanto a atenção deles, afinal? Será que eles vêem alguma coisa quando olham para o televisor?

Mais do que uma cena curiosa, há muito debate sobre se a TV faz bem ou mal para os bichinhos, tanto por causa dos sons quanto por conta da luz que o aparelho emite.

Neste post, vamos falar mais sobre a relação entre cachorros e televisão e o que eles enxergam ao olhar para a TV. Acompanhe!

Cachorro assiste mesmo TV?

Os cães são atraídos pelas imagens do televisor e podem, inclusive, reconhecer algumas das coisas que estão passando na TV. Alguns estudos já comprovaram, por exemplo, que os cachorros conseguem reconhecer outros cães em fotos. Ou seja, eles não dependem necessariamente do olfato para identificar outros animais. Talvez por isso eles se sentem tão atraídos.

Assistir TV faz mal para o cachorro?

Você sabia que existe um canal de TV a cabo com uma programação voltada exclusivamente para cachorros? A DogTV afirma que os programas da sua grade são criados por especialistas em comportamento animal, inclusive com correção de cores e imagens, para ajudar os cães a relaxar e estimular seus cérebros.

Mas será que isso faz bem para os bichinhos?

Não existem pesquisas significativas sobre o impacto ou a compreensão dos cachorros em relação às imagens da televisão. Também não há conclusões sobre a programação relaxante e especializada que canais como a Dog TV fornecem.

Sendo assim, por via das dúvidas, o recomendado é evitar deixar a TV ligada para o cachorro por muito tempo, uma vez que a luminosidade excessiva do aparelho pode incomodar sua vista, além de poder atrapalhar seus momentos de descanso e até afastá-lo das brincadeiras, que é um hábito mais saudável.

E o que o cachorro enxerga quando assiste televisão?

Vimos que os cães conseguem reconhecer formas em imagens representadas em fotos, mas não se pode afirmar o mesmo com a televisão. Embora alguns pets latam para a TV, não se sabe ao certo se eles reconhecem o que está sendo representado ou apenas estão reagindo aos sons e às cores.

E quando se trata do que eles enxergam ao olhar para o televisor, as incertezas continuam. Estudos científicos indicam que os olhos dos cães registram imagens de forma mais rápida que os seres humanos, isto é, eles conseguem enxergar transições que nós não podemos.

Outra diferença fundamental são as cores. Nós enxergamos milhões de cores e tonalidades, mas os cães têm uma visão muito mais limitada, vendo apenas algumas dezenas de cores, limitando-se especialmente a tons de amarelo e azul. Isso pode trazer limitações para a compreensão do que eles veem na TV.

Independentemente dos motivos que os atraem para a telinha, é importante evitar hábitos como deixar o televisor ligado apenas para os cachorros. É preciso que eles mantenham uma rotina de brincadeiras e descanso e a televisão pode atrapalhar, especialmente quando o volume está muito alto.

Esperamos que tenha ajudado você a entender o que os cachorros enxergam quando assistem televisão. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossa linha de roupinhas!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta