Dicas para fazer com que seu cachorro pare de morder tudo o que não deve

Muitos cachorros gostam de morder, especialmente quando são filhotes. O hábito de morder pode acontecer por uma série de razões e pode ser bem difícil de tirar.

O problema acontece quando os cãezinhos começam a mastigar o que não devem, como pés de móveis, calçados e outras coisas da casa. Quantos tutores não chegaram em casa e viram seu chinelo em pedaços, não é mesmo?

Mas, então, o que fazer para que eles parem de morder tudo? Neste post, vamos entender por que os cachorros mordem e o que pode ser feito para amenizar esse hábito. Acompanhe!

Antes de tudo: por que os cachorros mordem?

Para entender o que é possível fazer para que os cachorros parem de comer, é preciso entender por que isso acontece.

O hábito de morder pode acontecer por diferentes motivos. Quando ainda são filhotes, os cachorros mordem porque suas gengivas coçam e incomodam em função da troca dos dentes. É o mesmo que acontece com bebês, que começam a morder tudo o que encontram.

Já quando adultos, os cães gostam de roer objetos pois ajuda, entre outras coisas, a limpar os dentes. De fato, o ato de morder é algo que ajuda na saúde bucal dos animais, sobretudo dos seus dentes.

O problema, como comentamos, é quando isso se torna um hábito e eles passam a fazer por mania ou quando estão ansiosos, por exemplo.

Esse costume também pode vir de uma associação entre a hora de brincar e as mordidas. Afinal, boa parte das brincadeiras que muitos tutores fazem com seus cães envolvem o ato de morder. É importante entender que essa é uma reação natural dos animais, que tentam evitar que o objeto ou animal com que eles estão brincando se movam.

Outro fato que pode levá-los a roer tudo o que veem é falta de atenção. Cachorros costumam ser mais dependentes e carentes e podem começar a morder como forma de interagir com seus tutores.

O que fazer para que os cachorros parem de morder?

A abordagem vai variar de acordo com a causa. Filhotinhos até os seis meses de vida provavelmente mordem por causa da troca dos dentes. Para minimizar esse desconforto, o ideal é investir em brinquedos, como cordas e ossos.

Para os cães que mordem por instinto, o ideal é mantê-los sempre entretidos. Para isso, recomendamos apostar em brinquedos com maior mobilidade, como bolinhas, pneuzinhos e objetos de látex. Os brinquedos feitos de nylon são outra excelente opção, pois são altamente resistentes.

No caso de cachorros que gostam de morder as mãos dos tutores, além dos brinquedos, é preciso colocar um pouco de disciplina. Nesse caso, é importante manter as mãos imóveis e chamar a atenção sempre que o animal fizer o que não deve.

Por fim, para os cãezinhos que fazem isso para brincar, a saída é combinar os brinquedos interativos com passeios e, claro, alguns momentos de convivência ao longo do dia.

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender por que os cachorros gostam de morder e o que fazer para parar esse hábito. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta