Dicas de como adestrar um cachorro filhote

O sonho de todo tutor de cachorro é que seu animal de estimação seja comportado e não dê trabalho. Mas sabemos que nem sempre isso é possível, não é mesmo? Principalmente quando são filhotes, os cães podem ser bem pestinhas. Por outro lado, este é o momento ideal para ensiná-los a obedecer comandos e fazer as coisas certas.

Neste post, vamos ver com que idade você pode começar a adestrar um cachorro filhote, quanto tempo leva e o que você pode fazer para favorecer o aprendizado. Acompanhe!

Com que idade é possível começar a adestrar o cachorro?

Cachorrinhos são animais espertos e o adestramento pode começar o quanto antes. Desde o momento em que ele chega no novo lar, já é possível começar a adaptá-lo ao local e às novas regras.

Ensiná-lo onde fazer suas necessidades, onde e quando comer, que tipo de brincadeira está permitido, entre outros comandos e hábitos podem ser trabalhados desde o primeiro dia.

Lembre-se sempre de que os filhotes estão em desenvolvimento e precisam de mais tempo para aprender, além de muitas horas de descanso. Por isso, respeite o tempo e o sono do seu amiguinho. Comece com comandos simples, preferencialmente combinando o adestramento com diversão.

Quanto tempo leva para adestrar um cachorro?

Cada cão tem suas particularidades e, por isso, não é possível afirmar com exatidão quanto tempo pode levar para ensiná-lo. Porém, comportamentos e hábitos mais simples são bastante rápidos de serem aprendidos. Basta manter o foco e praticá-los todos os dias.

Como adestrar um cachorro filhote

Agora que sabemos quando e quanto tempo leva para adestrar um cachorro filhote, vamos ver como você pode fazer isso. Antes, porém, vale a pena ressaltar um importante aliado do adestramento: o reforço positivo. Trata-se do ato de “mimar” o cão sempre que ele fizer algo corretamente ou ter um comportamento desejável. Isso envolve dar petiscos, brinquedos ou um simples carinho.

Com isso em mente, existem alguns passos que podem ser seguidos para adestrar um cachorro filhote. Em primeiro lugar, é preciso que o ambiente esteja organizado para proporcionar o aprendizado.

Isso passa por estabelecer uma rotina de alimentação, descanso e brincadeiras desde os primeiros dias, além de deixar claro os locais onde o animal pode dormir, comer e fazer suas necessidades.

É preciso lembrar que o filhote está em constante aprendizado. Isso significa que cada comportamento e cada hábito está sendo observado e que, portanto, ele precisa ser guiado por esse novo mundo.

Por exemplo: se você o deixa subir no sofá o tempo todo ou dá aquele pedacinho de comida durante as refeições, isso pode se tornar um comportamento bem difícil de tirar mais tarde. Afinal, ele vai reproduzir o aprendizado de filhote pelo resto da vida.

A socialização é outro ponto importante. Novos ambientes, cheiros, pessoas e pets ajudam no seu desenvolvimento, além de torná-lo mais confiante e menos medroso ou arisco. E agora chegamos a uma questão muito importante e na qual muitos tutores pensam: antes de ensinar o filhote a ser obediente e executar certas ações, é preciso ensiná-lo a brincar!

As brincadeiras ajudam a construir uma relação de confiança e colaboram para que o cãozinho compreenda algumas regras básicas e limites da sua interação com seu tutor. Busque também ter sempre à disposição brinquedos para cachorros, como ossos, bolinhas e cordas, para que ele possa gastar sua energia e manter-se focado na hora do aprendizado.

E, por fim, conte com acessórios de adestramento, com clicker, apito e, claro, petiscos. Enquanto os primeiros auxiliam no reforço do comando, as comidinhas são, como vimos, uma importante forma de reforçar comportamentos positivos.

Como comentamos, desde o primeiro dia é importante ensinar o filhote os lugares certos da casa, como o cantinho do xixi e do cocô. Confira nosso post 5 dicas importantes de como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo e saiba mais sobre esse importante aspecto do adestramento.

Esperamos que este post tenha ajudado você a conhecer os principais aspectos de como adestrar um cachorro filhote. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta