Como medir seu pet: dicas para não errar mais ao escolher uma roupinha

Com a chegada do outono, algumas regiões do Brasil já começam a se preparar para o friozinho que deve chegar em breve e, com isso, as atenções dos donos se voltam para os seus pets, sobretudo aqueles com pelos mais curtos. É hora de comprar novas roupinhas e deixar seu animal de estimação quietinho!

Para que ele fique confortável, é fundamental escolher o tamanho certo para o seu bichinho. Afinal, roupas muito pequenas podem ficar desconfortáveis e roupas muito grandes podem atrapalhar a mobilidade do animal.

Neste post, vamos ver como medir seu pet para escolher sua nova roupinha e mostrar alguns modelos para cada tipo de animal. Acompanhe!

Afinal, meu pet sente frio?

Cães e gatos têm sensações térmicas diferentes da nossa, isto é, nem sempre quando estamos com frio eles também vão estar. Enquanto os bichanos são mais independentes e costumam se virar melhor com o friozinho, os cães, dependendo da raça, podem sofrer com as temperaturas mais baixas.

Para saber se o seu cachorro está com frio, repare se ele treme, se suas orelhas e patas estão geladas ou então, se ele está encolhido. Animais de pelo curto tendem a sentir mais as variações de temperatura, então preste atenção.

Como medir meu pet?

Para escolher a roupinha certa para o seu animal, é preciso garantir que a peça seja do tamanho certo, nem muito larga, nem muito justa. Para isso, evite comprar às cegas e meça o seu bichinho!

Existem três medidas essenciais que vão impactar na escolha da roupinha:

  • Comprimento: medida que vai da base do pescoço (mais ou menos onde fica a coleira) até o início da cauda. O comprimento da roupinha não precisa necessariamente cobrir todas as costas do animal. Cobrindo 2/3 do comprimento, já veste bem.
  • Tórax: é a circunferência do tórax do animal, logo abaixo das patas da frente. É a principal medida, pois é ela que definirá o conforto da roupinha.
  • Pescoço: é a circunferência do pescoço, e também bastante importante na escolha da roupinha. É importante que não seja muito justa, para que o animal consiga respirar e se movimentar com liberdade, e para não dificultar na hora de colocar a roupinha.

Para medir é fácil: mantenha seu animal de estimação com as quatro patinhas apoiadas no chão. Evite medi-lo quando ele está sentado ou deitado. Em seguida, pegue uma fita métrica (de preferência, flexível, e não rígida como uma trena de metal) e faça as medições que desejar.

Um aspecto importante é, depois de medir, considerar pelo menos uns 5 centímetros a mais no pescoço e no tórax para que a peça fique confortável, pois se a peça escolhida tiver as medidas exatas, pode acabar ficando muito justa.

Abaixo, você pode conferir um exemplo de tabela de medidas de um fabricante de roupinhas:

O que considerar na hora de escolher a roupinha?

Agora que você já sabe como medir seu pet, separamos algumas dicas para você escolher a roupinha ideal para ele:

Conforto é prioridade

No mercado, existem peças de todos os formatos, tamanhos e propostas. O ideal, porém, é que você escolha a roupinha que seja mais confortável para o seu animal de estimação. Para isso, preste atenção à modelagem da peça. Como comentamos, é fundamental que ela não prejudique a movimentação do pet.

Atenção ao material

Provavelmente seu pet gosta de brincar, não é mesmo? Por esse motivo, a roupinha deve ser feita com um material de qualidade, com um tecido que seja macio, durável e hipoalergênico. Além disso, é importante que a peça seja de boa qualidade e lavável.

Cuidado com acessórios

Muitas roupinhas vêm com botões, zíperes e outras peças. Embora isso ajude a deixar a  roupinha ainda mais fofa, é preciso tomar cuidado para que elas não se prendam no pelo ou sejam engolidas pelos bichinhos.

Aberturas

Falamos bastante da mobilidade, mas tem outro aspecto muito importante que deve ser observado nas roupinhas para pets: a abertura para fazer xixi. É preciso escolher um modelo que garanta que o animal possa fazer suas necessidades sem problemas, evitando que o pet molhe a peça ao urinar.

Marca

Assim como acontece com as nossas roupas, cada fabricante de roupinha para pets tem sua própria modelagem e suas próprias medidas. Assim, é importante ficar atento na hora da escolha, pois as peças de diferentes marcas, mesmo que indiquem a mesma numeração, podem ter tamanhos bem diferentes. Fique atento: não é porque a roupinha está marcada como G que ela é, de fato, grande. Meça seu bichinho!

Tipos de roupinha para pet

Agora você mediu seu pet e já sabe o que levar em consideração antes de escolher o look do seu animalzinho. Agora, vamos conhecer alguns modelos de roupinha que você vai encontrar.

Camisetas e camisas

Para os dias mais quentes, camisas e camisetas são uma boa pedida, sendo leves e fáceis de colocar – além de deixar o pet bem estiloso!


Capas de chuva

Principalmente para quem mora em apartamento e tem que sair para passear com seu cãozinho mesmo com chuva, pois ele só faz as necessidades fora de casa, as capas de chuva são a melhor alternativa para que ele não se molhe e acabe sujando a casa toda ou, pior ainda, passe frio e fique resfriado.


Moletons

Ideais para cachorros de pelo curto e que sentem mais frio, os moletons geralmente vêm em tecidos mais grossos e são mais quietinhos – além de super fofos.


Peças de tricot

Também voltados para pets que sentem mais frio, as roupinhas de tricot aquecem bem o animal e não atrapalham sua mobilidade.


Macacões

O macacão para pets é outra peça que deixa os bichinhos ainda mais fofos. Essa roupinha é um dos estilos mais variados: você encontra desde os modelos feitos de moletom, para dias mais frios, até os de malha mais leves.

Importante: como os macacões encaixam também nas patinhas de trás, é fundamental tirar a medida do comprimento!


Vestidos

Os vestidinhos não só servem para causar inveja na hora do passeio, como também protegem as cachorrinhas em dias de frio mais ameno.


Pijamas

Uma ótima opção para garantir que seu pet durma quentinho e confortável são os pijamas. Há opções com tecidos mais fininhos, mas também você encontra peças mais grossas, ideais para dias mais frios.


Esperamos que este post tenha ajudado você a escolher a medir seu pet e não errar ao escolher uma roupinha! E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Saiba Mais

👉 Fantasias de Carnaval para Pets: modelos para seu bichinho arrasar
👉 Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta