Como limpar as patinhas depois do passeio

A pandemia mudou nossa rotina e introduziu uma série de novos comportamentos, como lavar as mãos com mais frequência ou redobrar os cuidados com nossos calçados, deixando-os na porta de casa.

O que muita gente esquece, porém, é que esses cuidados com higiene também se aplicam aos nossos animais de estimação, principalmente quando os levamos para a rua. E saber como limpar as patinhas depois do passeio é uma das medidas mais importantes, garantindo que ele não traga sujidades e microrganismos para dentro de casa.

Mas, afinal, como fazer isso? Pode passar álcool em gel, igual nós fazemos? Água e sabão bastam? Ou tem algum produto específico para isso? Neste blog, vamos explicar o que considerar na hora de limpar as patas do pet depois do passeio. Acompanhe!

Mas por que limpar as patas do bichinho?

A resposta é simples e se dá pelo mesmo motivo que utilizamos os sapatos: a rua é um ambiente sujo. O animalzinho – sobretudo os cachorros, que saem para passear – podem trazer essas sujeira para dentro de casa, sujando não apenas o chão, como sofás, cadeiras e nossas roupas. E isso pode trazer microorganismos nocivos para dentro de casa.

Como limpar as patas do pet após o passeio

Existem diferentes formas e produtos para limpar as patinhas do pet corretamente e sem fazer mal ao animal. Isso posto, vamos ver alguns passos e dicas importantes durante a higienização:

Não use produtos químicos

Produtos para a limpeza da casa devem passar longe dos pets e ficarem em local protegido. Após a limpeza das patinhas, é praticamente um reflexo do animal lambê-las e devemos lembrar que esses produtos são tóxicos e podem causar desde dermatites a intoxicações severas, com consequências graves para a saúde do pet.

Além disso, produtos como água sanitária, além de tóxicos, têm um odor extremamente forte, que pode prejudicar o animal.

Vale destacar que o álcool em gel que utilizamos para higienizar nossas mãos não é indicado para animais de estimação. Isso porque esses produtos podem ressecar a pele dos cães, causando feridas, além de agredir o olfato por conta do forte cheiro e até mesmo intoxicar o bichinho.

Copo limpador de patas

O lava-patas ou copo limpador é um produto prático e que proporciona mais higiene no dia a dia. É bem simples: trata-se de um copinho que possui uma esponja interna. Basta acrescentar um pouco de sabonete ou xampu para pet, e fazer movimentos circulares para cima e para baixo.

Álcool em gel para pets

Em lojas especializadas, você encontra álcool em gel específico para pets. Além de limpar as patinhas, o produto também garante a eliminação de boa parte dos microrganismos. Como não é tóxico para os bichinhos, para utilizá-lo basta esfregar as patinhas com o produto, e espalhar até que seque bem. E o melhor: você também pode usar o álcool em gel para limpar o pelo dos animais.

Lenço umedecido para pets

Outra solução prática para limpar as patinhas depois do passeio são os lenços umedecidos com álcool 70%. Antisséptico, este produto elimina 99% das bactérias e vírus, e é pet friendly, isto é, seus componentes não fazem mal para o animalzinho nem prejudicam seu olfato.

Com efeito desodorante e antisséptico, as toalhas umedecidas garantem a eliminação dos microrganismos e evita odores indesejáveis nos animais, e podem ser utilizadas nas patas, nos pelos e também para limpar as orelhas e o focinho dos animais.

Botinhas

E tão bom quanto limpar corretamente as patas dos pets é não sujá-las! As botinhas para cachorros são uma forma de proteger as patinhas, não apenas da sujeira, mas também do chão quente no verão, do piso frio no inverno ou nos dias de chuva.

Elas também evitam que o animal entre em contato com produtos no chão que podem causar dermatitites e outros problemas, além de impedir que eles deslizem em pisos escorregadios.

Água e sabonete

Na falta de produtos especializados para a limpeza das patinhas após o passeio, os sempre confiáveis água e sabão resolvem o problema. Você pode utilizar sabonete ou xampu para pet. Certifique-se de enxaguar bem o produto, para garantir que o animal não acabe ingerindo ao lamber as patas.

Após a limpeza com água e sabão, seque bem a pata do animal. Isso vai evitar possíveis problemas com fungos e outros microrganismos em função da umidade nas almofadinhas das patas.


Esperamos que este post tenha ajudado você com dicas de como limpar as patinhas depois do passeio. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

Saiba Mais

👉 10 Dicas importantes sobre como correr com seu cachorro
👉Aprenda como escolher o peitoral perfeito para o seu cachorro

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta