como-fazer-meu-gato-parar-de-arranhar-cortina-e-sofá

Como fazer meu gato parar de arranhar o sofá e as cortinas?

Quem tem gato em casa sabe que é preciso tomar cuidado com as unhas do animal. Isso porque os bichanos têm alguns hábitos que envolvem o uso das suas garrinhas afiadas, como projetá-las ao se espreguiçarem, “amassar pãozinho” antes de se deitarem em algumas superfícies (incluindo nossos colos) e, principalmente, arranhar objetos de diferentes materiais.

Embora seja fofinho, o comportamento de arranhar as coisas pode acabar trazendo dores de cabeça para os tutores, uma vez que os gatos adoram enfiar suas unhas nos sofás e nas cortinas, devido ao material de que são feitos.

Pensando nisso, neste blog separamos 5 dicas de como fazer o gato parar de arranhar o sofá e as cortinas e evitar prejuízos maiores. Acompanhe!

Mas por que os gatos arranham?

Arranhar é um comportamento comum a todos os felinos e é preciso entendê-lo. Apesar de muitas vezes parecer que o gatinho está arranhando o sofá ou enfiando as unhas na cortina por brincadeira, há muitos motivos por trás desses hábitos.

As principais razões para os gatos arranharem são:

  • Afiar/lixar as unhas;
  • Se exercitar/alongar;
  • Remover tecidos mortos nas patas e outras impurezas;
  • Marcar seu território.

Assim, mais do que diversão ou safadeza, arranhar é um comportamento natural e importante para a saúde dos bichinhos. No entanto, isso não significa que devemos deixá-los estragar nossas coisas: existem diferentes maneiras de evitar que o gato arranhe o sofá e a cortina e faça isso somente no lugar certo.

5 dicas para fazer o gato parar de arranhar o sofá e as cortinas

1. Tenha arranhadores

Gatos são animais metódicos e com hábitos bem definidos. Por isso, acostumá-los com certas coisas é importante. Para evitar que os bichanos arranhem os móveis da casa, uma saída é oferecer um arranhador.

Além de distrair o pet do seu sofá e das suas cortinas, os arranhadores são projetados pensando no bem-estar dos felinos e acabam se tornando um importante acessório para sua higiene e para os exercícios.

Existem diferentes modelos de arranhadores para gato: tapetes, de chão, de parede, horizontais, verticais, com brinquedos, de tecido, de corda etc. 

2. Preste atenção ao número de gatos

Como vimos, arranhar é um hábito dos gatinhos também para marcar seus territórios. No caso dos felinos, isso é feito por meio da liberação de odores produzidos por glândulas especiais localizadas junto às patinhas. Assim, o animal marca seu espaço na casa.

Dessa forma, quem tem mais de um gato em casa deve pensar em ter, pelo menos, um arranhador para cada pet. Isso vai garantir que os gatinhos não entrem em conflito, o que pode levar um deles a procurar outro objeto para arranhar, como o sofá e as cortinas.

3. Escolha a melhor localização para o arranhador

O local da casa onde o arranhador está também é importante para fazer o gato parar de enfiar as unhas nos móveis. É preciso buscar deixar o objeto mais interessante e atraente para os bichanos.

Em vez de escondê-lo em algum canto da casa, busque deixá-lo próximo aos locais que o gatinho mais frequenta, dentro do seu campo de visão. Se o sofá e as cortinas são as vítimas favoritas, pode ser interessante colocá-lo ao lado desses objetivos.

Outra dica para fazer o arranhador atrair a atenção do pet é adquirir modelos que vêm com brinquedos ou utilizar catnip, uma erva da mesma família do hortelã que causa sensações agradáveis nos felinos. Existem inclusive sprays à base de catnip que ajudam a estimular os gatinhos.

4. Faça a higienização correta dos móveis

Fazer a higienização do sofá e das cortinas é outro passo importante para os gatos pararem de arranhá-los. Afinal, os bichinhos querem deixar seu odor nos móveis para garantir seu território. Quando eles sentem que o cheiro está indo embora, tendem a reforçar as arranhadas para deixá-lo mais forte.

Limpar os móveis ajuda a tirar esses vestígios de odor, evitando que o gato sinta a necessidade de marcar seu território. Para isso, existem produtos específicos, como sprays educadores, que são feitos com substâncias que eliminam e escondem o odor do animal, deixando sofás e cortinas menos atraentes para suas unhas afiadas.

5. Entretenha seu gato

Gatos são animais que ficam entediados com facilidade, sobretudo aqueles que não têm um área externa para explorar. E esse tédio pode levar a comportamentos inadequados, entre eles o de arranhar o sofá e as cortinas.

Por isso, principalmente para quem só tem um gatinho, é importante entreter os pets com brincadeiras e distrações. Além dos arranhadores, busque identificar o tipo de brinquedos para gato que ele mais gosta. Tem gatinhos que se contentam com uma bolinha de papel amassado, enquanto outros precisam de desafios mais interessantes.

Existem, inclusive, brinquedos com catnip, garantindo que seu gato fique interessado e queira brincar, gastando a energia que poderia ser destinada a enfiar as unhas no seu sofá e nas suas cortinas.


Esperamos que este blog tenha ajudado você com dicas de como fazer para o gato parar de arranhar o sofá e as cortinas. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça todos os nossos produtos para gatos!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BANNER-02-VIAGEM-1024x198.png

Saiba Mais

👉 Arranhadores para gatos: o que você precisa saber
👉 Dicas de cuidados com gatos no inverno

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram

Compartilhar:

Deixe uma resposta