Como escovar os dentes do seu cachorro sem estresse? Aprenda aqui!

Como escovar os dentes do seu cachorro sem estresse? Aprenda aqui!

Quem tem um cãozinho sabe que eles exigem uma série de cuidados: banho, tosa, levar para passear, manter as vacinas em dia… No entanto, um aspecto importante para a saúde dos animais e que muitos tutores acabam esquecendo são os cuidados com os dentes.

Saber como escovar o dente do cachorro é fundamental para evitar doenças bucais – que podem evoluir para quadros mais graves -, mas também para evitar o mau hálito e outras dores de cabeça.

Por isso, neste post vamos falar da importância de saber como escovar o dente do cachorro, quando fazer isso e o passo a passo para que a limpeza seja feita sem estresse para você e para o pet. Acompanhe!

Por que é importante escovar os dentes do cachorro?

Embora seja uma prática incomum entre os tutores, escovar os dentes dos cachorros é uma hábito que não deve ser ignorado. Assim como nós, a boca dos animais é um ambiente muito propício à proliferação de bactérias, o que podem causar desde pequenos incômodos a problemas mais graves, como doenças e impossibilidade de mastigar a ração.

Nesse sentido, o quadro mais comum nos cãezinhos é a doença periodontal, que é causada pelo acúmulo de placas bacterianas que, com o passar do tempo, se tornam tártaro. Esse problema traz mau hálito e pode incomodar o pet, além de poder evoluir para inflamações na gengiva que podem levar à perda de dentes.

Da mesma maneira como acontece com os humanos, a falta de higiene bucal pode gerar consequências para outras partes do corpo, como coração, rins e fígado. Isso porque as bactérias causadoras de cáries, gengivite e periodontite podem penetrar na corrente sanguínea e chegar a esses órgãos.

E se chegar a este ponto, o tratamento pode ser bastante complicado, incluindo o uso de medicamentos e até mesmo a realização de procedimentos com o cão sedado. Por isso, toda atenção à saúde bucal dos doguinhos!

Quando escovar o dente do cachorro

E a escovação dos cachorros não segue a mesma lógica que a nossa. Isso porque, depois das refeições, o animal costuma ficar mais sonolento por conta da barriga cheia, e isso pode deixá-lo irritado e até enjoado.

Por isso, para escovar o dente do seu pet, escolha um horário em que eles estejam mais calmos e que não estejam tão próximos da hora da comida.

Na maioria dos cães, as placas bacterianas começam a se formar em, aproximadamente, 48 horas. Para evitar problemas, como a formação de tártaro, o recomendado é escovar os dentes do cachorro ao menos três vezes na semana. Se você tiver tempo e paciência para fazer a limpeza todos os dias, melhor!

Com que idade começar?

O hábito de escovar o dente do cachorro deve começar somente quando ele estiver com a dentição permanente. De maneira geral, os dentes de leite dos cãezinhos começam a cair por volta dos 4 meses de idade. A troca completa acontece por volta dos 7 meses, e a escova de dentes já pode começar a fazer parte dos hábitos diários.

Como escovar o dente do cachorro

Agora que já sabemos por que e quando escovar o dente dos doguinhos, vamos ver como fazer isso sem estresse – para ele e para o tutor:

Tenha calma

Nas primeiras escovações, é normal o animal ficar inquieto e não deixar você segurá-lo para escovar os dentes. Por isso, reforçamos: escolha uma hora do dia em que ele esteja mais relaxado e cansado.

Introduza a escovação aos poucos

Quando você descobrir o melhor horário e o jeito certo de segurar seu cachorrinho, é importante ir se acostumando aos poucos. Comece com escovações rápidas e simples, somente em alguns dentes. Isso é importante para que ele não ligue a escova a uma experiência ruim.

Use a técnica correta

Escovar o dente do cachorro é bem diferente de escovar os seus próprios dentes. Nos pets, faça movimentos circulares bem leves. Em seguida, movimento para cima e para baixo – cinco repetições é o suficiente. Para facilitar, comece pela parte externa. Assim, se ele cansar ou resolver se fazer de difícil, pelo menos uma boa parte já foi limpa.

Depois, passe para o lado interno. Nessa parte, é preciso ter ainda mais cuidado, sobretudo para não machucar a gengiva. Você também pode usar uma gaze para limpar os lados e as gengivas.

Incentive seu pet

A hora da escovação não pode ser sinônimo de algo ruim. Assim como os cãezinhos adoram a hora do passeio, é importante incentivá-los para escovar os dentes. Para isso, faça bastante carinho e mimo durante a limpeza bucal, mantendo sempre um tom de voz e uma energia positiva.

Utilize produtos específicos para cachorro

Para escovar o dente do cachorro, é necessário utilizar produtos específicos para eles. Existem escovas de dentes específicas para cães, feitas para os diferentes portes de pet e que possuem cerdas bem macias para não causar desconfortos.

Não se esqueça das pastas de dente para cachorro, que não fazem espuma, são atóxicas (sem flúor) e possuem sabores mais agradáveis para o doguinho, como carne ou frango. Existem também os higienizadores bucais. São produtos que ajudam na manutenção da higiene e da saúde bucal dos pets e podem ser utilizados como enxaguantes bucais.

Conte com acessórios para saúde bucal canina

Para auxiliar na escovação, existe uma série de brinquedos e acessórios que ajudam na limpeza bucal dos cachorros. Um exemplo é a escova de dentes interativa, um brinquedo de morder que ajuda a evitar o acúmulo de alimentos e a formação de tártaro. Ele possui um reservatório interno para colocar o creme dental para cachorro, potencializando a limpeza.

Há também os petiscos que ajudam a limpar os dentes, como os produtos da linha Keldog Dental. Feitos com hexametafosfato, conforme o cachorro rói as bolinhas, a fricção ajuda na limpeza bucal.

O que fazer se o cachorro sentir dor?

Se o seu pet apresentar dor durante a escovação ou você reparar que há acúmulo de tártaro, mau hálito ou alterações na gengiva, leve-o a um veterinário especialista em odontologia, pois pode ser necessário fazer tratamentos.

Esperamos que este post tenha ajudado você com dicas de como escovar os dentes do seu cachorro sem estresse.

E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossos produtos para higiene e beleza do pet!

Saiba Mais

Como limpar as patinhas depois do passeio
10 brinquedos incríveis para entreter cachorros
Aprenda como escolher o peitoral perfeito para o seu cachorro

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta