Chocolate faz mal para cachorros?

Já vimos aqui no blog por que não dar comida humana para o seu pet. Mas será que isso também vale para chocolate?

Muitos tutores têm dificuldades em resistir aos olhos “pidões” dos seus cachorros quando estão comendo alguma coisa. O problema é que, como abordamos no outro post, algumas comidas podem ser tóxicas para os animais e trazer uma série de problemas.

E para responder à pergunta do título: sim, chocolate faz mal para cachorros. A seguir, entenderemos melhor as razões para manter seu bichinho longe do doce e os sintomas que podem ocorrer caso ele consiga roubar um pedacinho. Acompanhe!

Afinal, por que chocolate faz mal para cachorros?

Um dos grandes problemas de dar chocolate para cães é que eles não conseguem digeri-lo direito.

O cacau, principal ingrediente do doce, tem uma molécula chamada teobromina. Em nós, seres humanos, ele causa um efeito semelhante ao da cafeína, isto é, estimulando o estado de vigília do cérebro e causando um aumento no ritmo cardíaco. Para nós, em pequenas quantidades, esses efeitos são benéficos.

O organismo dos cachorros, porém, não lida muito bem com a teobromina, e ela pode permanecer tempo demais no sistema nervoso central dos animais. E assim como acontece quando ingerimos altas doses de substâncias estimulantes, isso pode levá-los a sentir mal-estar, com batimentos muito acelerados, temperatura corporal elevada e outros sintomas.

Sintomas da ingestão de chocolate

Além dos sinais citados acima, existem outros sintomas que podem indicar se o cãozinho ingeriu chocolate. Eles são semelhantes ao excesso de cafeína no nosso corpo: diarreia, respiração ofegante, irritação gástrica que pode levar ao vômito e, em alguns casos, até mesmo convulsões.

Vale lembrar que existem diversos tipos de chocolate. As barras mais escuras costumam ter uma concentração bem mais elevada de teobromina, o que pode intensificar esses sintomas.

Mas atenção: isso não significa que se o cachorro comer um pedaço de chocolate branco ou ao leite ele está livre de riscos. A lactose, presente no leite utilizado nesses doces, também pode fazer mal para os animais.

Isso acontece porque, conforme envelhecem e não precisam mais do leite materno, o organismo dos cães passa a produzir cada vez menos lactase, que é a enzima responsável pela digestão da lactose (que é o açúcar do leite). Assim, os animais podem ter problema em digeri-la, apresentando sintomas de intolerância à lactose.

Vale lembrar ainda que, em bichinhos que pertencem a grupos de risco, o excesso de gordura em algumas barras também podem causar problemas em outros órgãos, como o pâncreas.

Por fim, vale citar que os sintomas de intoxicação pelo chocolate tendem a aparecer algumas horas após a ingestão. Se você encontrar uma embalagem vazia ou sinais de que seu cachorro comeu o doce, é importante observá-lo e, na ocorrência de qualquer sinal, levá-lo ao veterinário.

Lembre-se de que, dependendo do porte do animal e da quantidade ingerida, existe até mesmo o risco de morte.

Não há um tratamento específico para a intoxicação por chocolate. O que os veterinários fazem é estabilizar os sintomas e, no caso de diarreia e vômito, aplicar soro intravenoso.

Esperamos que esse post tenha ajudado você a entender por que chocolate faz mal para cachorros. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual e conheça nossa linha de produtos de alimentação!

Esperamos que este post tenha ajudado você a conhecer os principais aspectos de como adestrar um cachorro filhote. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest.

Compartilhar:

Deixe uma resposta