Acessórios para pet: como acostumar seu bichinho a usar

Acessórios para pet: como acostumar seu bichinho a usar

Existem muitos acessórios destinados a cães e gatos, mas nem sempre eles se sentem confortáveis com isso. Muitos animais não gostam, em um primeiro momento, de usar itens como roupinhas e coleiras, por isso é importante saber como aliviar o desconforto.

Mais do que questões estéticas, muitos acessórios são importantes para a segurança e bem-estar do bichinho. Coleiras e guias são fundamentais para mantê-los seguros durante o passeio ou o transporte, enquanto as roupinhas ajudam a protegê-los do frio e até mesmo dos raios UV durante os dias de sol.

Pensando nisso, neste post separamos algumas dicas de como acostumar seu bichinho a usar acessórios para pet. Acompanhe!

Acessórios para pet: como acostumá-los?

Roupinha

Quando falamos em roupinhas para pets, o ideal é buscar acostumar o bichinho desde filhote, o que facilita bastante, já que é um período de muito aprendizado.

No entanto, seja para filhotes ou animais adultos, o ideal é que as roupinhas escolhidas se adequem ao porte dele e sejam confortáveis ao vestir, sem atrapalhar a mobilidade e as atividades do animalzinho..

Para habituar o animal ao tecido, é possível usar o reforço positivo, ou seja, toda vez que ele vesti-lo e se comportar bem, ofereça um petisco e faça carinhos. É recomendado começar aos poucos, aumentando gradativamente o tempo que o pet passa com a peça de roupa.

Esperamos que este post tenha ajudado você a escolher a fantasia ideal para o signo do seu pet. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual.

Moletom de Tubarão

Coleira e peitoral

Cães e gatos são animais olfativos, ou seja, eles não gostam muito de coisas e pessoas das quais não conhecem o cheiro ou que ainda não tenham seu próprio odor.

Assim, ao comprar uma nova coleira, guia e peitoral, o ideal é deixar que o pet a conheça antes, deixando que ele chegue, investigue e se esfregue na peça. Às vezes, as peças podem ser barulhentas e isso também pode aumentar as chances de rejeição. Por isso, esse período de conhecimento é tão importante.

Outro ponto importante é associar o acessório a uma experiência positiva. Novamente, aqui, entra o reforço positivo, isto é, toda vez que colocar a coleira ou a guia no animal, faça carinho, brinque e ofereça petiscos.

Mais uma vez, o ideal é que os bichinhos sejam acostumados desde pequenos, mas nada impede que esses passos sejam tomados com animais adultos. Só é preciso ter em mente, nesse caso, que talvez demore mais tempo para ele se habituar.

Por fim, é preciso acostumá-lo a andar com o acessório. Assim, quando não houver mais problema para colocá-los, é preciso andar um pouco com o pet em um ambiente seguro e que ele conheça. Ao colocar a coleira, guia e /ou peitoral, dê algumas voltinhas pela casa, sem puxá-lo, e aumente gradativamente a distância.

Coleira de Peitoral

Laços, gravatas e bandanas

Muitos tutores adoram enfeitar seus cãezinhos com laços e gravatas e outros acessórios. No entanto, a tentação de retirar a peça pode ser maior do que o conforto para alguns animais.

Para diminuir o desconforto, escolha enfeites que não sejam muito pesados, pois podem incomodar bastante e até machucar o animal. O ideal é iniciar com itens mais fáceis de colocar, como aqueles com elástico ou velcro, e aumentar o tempo de uso aos poucos, até que ele não se incomode mais.

Como já comentamos, o ideal é relacionar o uso do lacinho com algo positivo. Assim, tente colocar o acessórios na hora da refeição ou do passeio, por exemplo.

Gravata

Sapatinhos e botinhas

Outro acessório para pet que vem ganhando espaço entre os tutores e que pode gerar alguma resistência do animalzinho são os sapatinhos e botinhas. Mais do que uma questão de estilo, elas ajudam a proteger as patinhas dos bichos contra pisos muito quentes ou molhados, além de quaisquer agentes irritantes que possam estar no chão. Também evitam que ele traga sujeira para dentro de casa.

Em geral, os sapatinhos são bem aceitos pelos animais de estimação. O roteiro para acostumá-los é o mesmo: associar seu uso a uma experiência positiva e ampliar o tempo de uso aos poucos. É importante atentar-se ao tamanho e ao encaixe do acessório na pata do pet, e lembrar-se de retirá-lo ao chegar em casa, pois o uso prolongado também não é indicado.

Sapatinho para Passear

Esperamos que este post tenha ajudado você a entender Como acostumar seu bichinho a usar acessórios para pet. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta