Uma das grandes preocupações de quem quer trazer um cãozinho ou um gatinho para casa é acostumar ele a fazer as necessidades no local correto. E se o pet começar a fazer as necessidades no lugar errado? Como ensiná-lo para evitar esse problema?

5 dicas importantes de como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo

Uma das grandes preocupações de quem quer trazer um cãozinho ou um gatinho para casa é acostumar ele a fazer as necessidades no local correto. E se o pet começar a fazer as necessidades no lugar errado? Como ensiná-lo para evitar esse problema?

A resposta para essas perguntas está na disciplina: seja com animais de estimação que acabaram de chegar ou com aqueles que já estão em casa, o tutor pode treiná-los para que eles façam o que têm que fazer em um local apropriado.

Neste post, separamos dicas importantes de como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo. Acompanhe!

Como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo: 5 dicas para prestar atenção

1 – O treinamento deve ser constante

Especialmente quando falamos de filhotes, a palavra-chave para ensiná-los a fazer as necessidades no lugar certo é constância. Ou seja, os ensinamentos devem ser repetidos todo o dia, ajudando os animais a memorizar o que é certo.

É preciso que o tutor tenha em mente que cães e gatos podem demorar para aprender. Por isso, é importante ser paciente. Conforme o dono aprende melhor sobre os horários e os hábitos do seu pet, mais fácil se torna a rotina e o próprio treinamento.

2 – Defina o lugar do “banheiro”

Uma vez que ficou clara a importância da frequência e da paciência no treinamento do pet, é preciso escolher o lugar da casa que vai servir de “banheiro”. Quem tem gatos têm uma vida mais fácil, pois eles são animais que instintivamente sabem o que fazer. Basta colocar a caixa de areia em um local acessível e pronto.

Caixa de areia gato

Além dos cuidados com a higienização da caixinha, na maioria das vezes, o máximo que o tutor terá que fazer é colocar um tapete sanitário para evitar que a areia se espalhe quando o gato terminar de enterrar suas necessidades e sair da caixa.

tapete para caixa de areia

Já os tutores de cachorros podem ter mais dificuldades. Uma vez escolhido o cantinho do xixi e do cocô, é recomendado forrar o local com um tapete higiênico. Existem opções descartáveis (com material semelhante a fraldas) e também tapetes higiênicos laváveis.

tapete higiênico

Como comentamos, assim que o dono conhecer melhor seu cãozinho, quando estiver na hora de o pet fazer suas necessidades, é importante levá-lo até o tapete e esperar que ele termine suas necessidades. Parabenizá-lo e fazer carinho quando ele fizer a coisa certa também ajudam a reforçar o comportamento positivo.

3 – Não deixe comida à vontade

Outra dica importante de como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo é evitar deixar comida à vontade durante o treinamento. Ao determinar horários fixos para alimentação, o tutor ajuda o metabolismo do animal a funcionar melhor e de forma mais previsível. Comedouros de cerâmica são uma opção prática, pois são fáceis de lavar e super higiênico.

comedouro cerâmica

Ao longo desse período, também é fundamental evitar mudanças drásticas de hábitos. Como vimos, a rotina é importante para que o bichinho se adapte ao que é certo. Além disso, quando filhotes, os pets podem levar traumas para a vida adulta, uma situação que pode ser difícil de reverter.

4- Limpe bem o ambiente

Já falamos sobre os tapetes higiênicos para cachorros, um acessório muito importante para o pet identificar mais facilmente o local onde deve fazer suas necessidades – e para evitar sujeira na casa, é claro.

Nesse sentido, existem produtos de limpeza específicos que ajudam a eliminar odores de outros locais e, assim, evitar que o cãozinho sinta a necessidade de se aliviar no lugar errado. Assim como a presença dos tapetes, a ausência de cheiros vai auxiliar o animal a identificar seu “banheiro”.

Essa dica também é especialmente válida para gatos que começam a fazer xixi fora da caixa de areia. Sempre que isso acontecer, é preciso limpar o local imediatamente, eliminando odores que podem levá-lo a querer marcar território.

5 – Procure ajuda se o treinamento não funcionar

Às vezes, o treinamento pode não trazer o resultado esperado. Muitos pets podem não entender a rotina e como, quando e onde fazer suas necessidades. Nesse caso, é importante procurar adestradores e educadores.

Esses profissionais são especializados e vão treinar o bichinho para ajudá-lo a identificar mais facilmente o lugar certo e sua rotina. Eles também são capacitados para identificar quaisquer problemas, sejam eles físicos ou emocionais, que podem estar atrapalhando o aprendizado.

Importante lembrar

Além dos cuidados que citamos, é preciso atentar-se às pulgas e carrapatos. Esses parasitas podem transmitir diversas doenças para os pets, de dermatites leves (no caso da picada da pulga) a problemas graves, como erliquiose e babesiose, que podem deixar o animal bastante debilitado. Algumas dessas patologias, inclusive, podem ser transmitidas para os humanos.

Acessórios como coleiras antipulgas e medicamentos para a prevenção de pulgas e carrapatos são importantes aliados contra essas doenças. A limpeza do ambiente também é fundamental para evitar esses parasitas e pode ser feita com desinfetantes específicos para locais com pets.


Esperamos que este post tenha ajudado você a entender Como educar seu pet a fazer necessidades no lugar certo. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Tudo o que você precisa saber sobre um novo cachorrinho em casa.

SAIBA MAIS
🙂 Por que não dar comida humana para seu pet
🙂 Como escovar os dentes do seu cachorro

🙂 Moda Praia Pet

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta