10 dicas de como correr com seu pet

10 dicas importantes sobre como correr com seu cachorro

Você quer começar a correr mas gostaria de alguém para realizar a atividade com você? Pois saiba que seu cachorro pode ser uma boa companhia. E a prática do exercício pode ser boa não apenas para você, mas para seu amigo também.

Mas, por mais que seu cão seja bastante ativo, não dá para simplesmente começar a correr com ele. Assim como você, é preciso que ele passe por algumas etapas antes de colocar os pés, ops, as patas na estrada, garantindo o bem estar e a segurança de quem vai adotar práticas mais saudáveis, sejam humanos ou cães.

Preparado? Então boa leitura!

10 dicas importantes sobre como correr com seu cachorro

1. Faça um check-up no veterinário

Assim como nós humanos, antes de iniciar qualquer atividade física, é preciso se certificar de que seu bichinho está com saúde. Por isso, uma consulta com o veterinário é a primeira etapa dessa maratona rumo à saúde.

2. Faça o exercícios em horários apropriados para seu cachorro

Evite levar seu cão para correr em momentos do dia em que o sol esteja muito forte, como no meio ou fim da manhã ou no início da tarde. A corrida com seu animal, independentemente da idade ou raça dele, deve ser realizada em horários mais frescos, como no início da manhã, no fim de tarde ou à noite.

Não se esqueça de que, ao contrário de nós, os cachorros não usam calçados, o que significa que as altas temperaturas da areia da praia, do asfalto ou da calçada impactam diretamente nas “almofadinhas” da pata do cão (que são chamadas de coxins), o que pode ocasionar bolhas e queimaduras.

3. Coloque proteções no cão de acordo com o clima

Como dissemos, um clima muito quente pode impactar nos coxins da pata do cachorro, e por isso não devemos levá-los para correr ou passear em horários de muito calor. Mas, mesmo em momentos frescos, algumas superfícies não são indicadas para os animais, pois podem machucá-los. Por exemplo, o concreto pode “estressar” as articulações e irritar as patinhas, enquanto o cascalho pode perfurá-las.

Entretanto, nem todo mundo tem um local para praticar a corrida que seja com areia, grama ou terra, que são as superfícies mais macias e indicadas. Por isso, aposte nos sapatinhos para cães. Eles ajudarão a manter as patas do seu bichinho mais seguras, e você poderá levá-lo para correr sem medo.

Além das superfícies, também é importante se atentar ao clima. Por exemplo, se for correr em momentos mais chuvosos do dia ou em terrenos úmidos, não abra mão dos sapatinhos e invista também nas capas de chuva, que irão proteger seu cãozinho de se molhar demais. 

4. Use coleiras apropriadas

Para que o animal se mantenha seguro e para que sua postura não seja afetada ao correr, busque usar coleiras apropriadas para a atividade. Isso vai depender do porte do seu bichinho, então consulte o veterinário para escolher a melhor alternativa. E caso você vá correr com mais de um animal, utilize uma guia dupla, que facilitará muito sua atividade e fará com que você mantenha o controle sobre os cachorros.

5. Leve sempre o saquinho higiênico

É possível que seu cão sinta vontade de fazer suas necessidades durante o treino. Isso é normal, pois a corrida movimenta o intestino, e o animal terá seu sistema digestivo estimulado. Por isso, esteja preparado e leve sempre um saquinho higiênico. Há diversas opções de saquinhos e cata-cacas.

6. Não abuse nas distâncias percorridas

Para que a atividade faça bem para seu pet, é preciso que ela seja divertida e prazerosa para ele, e isso inclui respeitar os limites do animal. Muitos cachorros simplesmente não gostam de correr e algumas raças, como as que são braquicefálicas (que têm o focinho achatado) possuem mais dificuldade de respirar e trocar calor por meio da respiração. Se esse for o caso do seu cão, pense em outro tipo de exercício para fazer com ele.

7. Hidratação é essencial

Mesmo correndo em horários frescos, o cachorro precisará beber água ao longo do trajeto. Assim, faça pequenas paradas para ele se hidratar e inclua alimentos úmidos na rotina de alimentação do cão. Para isso, as lancheiras e bebedouros portáteis são ótimas alternativas.

8. Preste atenção ao peso do pet

A obesidade nos cães costuma trazer muitos malefícios. Embora às vezes eles pareçam fofinhos quando estão mais rechonchudos, é preciso respeitar a saúde do animal, principalmente se seu objetivo é levá-lo para correr com você.

É claro que é importante tirá-lo do sedentarismo, mas a corrida é uma atividade que exige preparo, e pode não ser indicada para animais obesos ou com outros problemas de saúde. Afinal, o cão obeso poderá ter dificuldades motoras para acompanhar suas passadas, e corre o risco de se sobrecarregar. Assim, se seu pet estiver com sobrepeso, faça uma série de exames e pratique exercícios mais leves com ele antes de encarar a corrida.

9. Dê a ele uma alimentação equilibrada

Converse com o veterinário para que ele recomende a alimentação mais adequada para o gasto energético do animal. O profissional precisará saber quantas vezes por semana o cachorro correrá, por quanto tempo e qual a intensidade da corrida, para adequar a nutrição às necessidades físicas dele.

10. Veja se ele não precisará usar protetor solar para cães

Mesmo em horários mais frescos, animais com pelagem muito curta poderão sentir os efeitos do sol na pele. Por isso, verifique com o veterinário se ele não precisará usar protetor solar para cachorros. Isso ajudará a garantir a saúde da pele do cão, principalmente onde há menos pelos, como focinho, pois o sol pode queimar essas partes.

Bônus: cadelas grávidas podem correr?

Se você tiver uma cachorrinha e ela estiver grávida, precisará de ainda mais cuidados e descansos. Sendo assim, a corrida pode não ser a melhor atividade física para ela, a não ser que seja uma recomendação específica do veterinário. Por isso, procure exercícios mais leves, como uma simples caminhada, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário de sua confiança.


Esperamos que este post tenha ajudado você com essas dicas sobre como correr com seu cachorro. E se precisar de qualquer coisa para seu animalzinho de estimação, conte com a Bichinho Virtual!

Saiba Mais

👉 Fantasias de Carnaval para Pets: modelos para seu bichinho arrasar
👉Cachorro e gato juntos: truques para melhorar a convivência

Aproveite para nos acompanhar no facebook, no instagram e no pinterest

Compartilhar:

Deixe uma resposta